![]() |
Sede corporativa da Elektro, em Campinas, SP |
Na ocasião, que se repete todo ano, o Centro Ambiental Sérgio Roberto Ieda expôs e entregou mudas nativas, exóticas e frutíferas, sob a supervisão de seu Engenheiro Agrônomo Mauro Araújo e disseminou conceitos de preservação ambiental.
![]() |
Evento ocorrido em 21 de setembro, foi despedida da equipe de estagiários do projeto de 2016. |
A Elektro, parceira da Aehda, mantém em três municípios de sua área de concessão núcleos do Programa Meninos Ecológicos: Araras, Pariquera-Açu e Eldorado.
O Programa, de cunho socioambiental, tem o objetivo de ensinar aos jovens as técnicas de produção de mudas, bem como ensiná-los conceitos sobre o meio ambiente, com orientação direta de profissionais da área. Os temas abordados são identificação de espécies, coleta de sementes e produção de mudas. Cerca de 30 jovens, com idade entre 16 e 17 anos, participam do projeto.
Além dos tópicos abordados, os estagiários também participam de cursos extracurriculares e palestras sobre cidadania, mercado de trabalho e saúde. Há um acompanhamento do desenvolvimento escolar dos jovens, que passam por capacitação com pesquisadores, educadores ambientais, especialistas e técnicos da área de educação e conservação ambiental.
São trabalhados temas como a reciclagem, a biodiversidade, a poluição, o desmatamento, a extinção, a conservação do solo e dos recursos hídricos e da energia elétrica. Atuando como agentes multiplicadores, esses jovens repassam o aprendizado à comunidade em geral.
Grande parte das mudas produzidas são plantadas nos reflorestamentos e doadas às prefeituras, ONGs, escolas da área de concessão e utilizadas em campanhas internas promovidas pela Elektro.
Desde 2003 já foram doadas mais de 5 milhões de mudas.