02/08/2017

Parcerias solidárias e éticas transformam vidas

No segundo semestre de 2017, iniciaram-se as oficinas com as novas turmas de adolescentes e jovens que participam dos projetos da Aehda. Elas reforçam o conceito de que somente parcerias sólidas conseguem formar a rede de interação social, de conhecimento e de oportunidades de crescimento ao público-alvo e seus familiares. Conheça as principais organizações participantes do projeto Aehda neste ano e o que fazem pelos jovens:

Senac Rio Claro - Com parceria firmada com a Aehda desde 2011, capacita jovens e os prepara para o mundo do trabalho com sua grade de cursos voltados ao Terceiro Setor. Neste ano, vem ministrando a oficina de Auxiliar Administrativo, que inclui noções administrativas, de marketing e comércio e secretariado dentre outras.

Fundação Hermínio Ometto / Uniararas - O núcleo de psicologia atende os jovens do 3º Ano do Ensino Médio prestes a completar o ciclo de dois anos na Aehda, com Orientação Vocacional e Profissional. Suas atividades buscam propiciar aos jovens o autoconhecimento, vivências e dinâmicas em equipes e a conscientização do público-alvo sobre suas habilidades essenciais e suas escolhas acadêmicas e profissionais.

Varitus Brasil - Iniciando neste semestre sua 12ª Turma, a Varitus cede um profissional voluntário de sua equipe, experiência e tecnologia de TI em Gestão e Emissão de Nota Fiscal Eletrônica. Desde 2012, início da parceria, mais de 130 usuários se habilitaram para essa modalidade.

Onoma Gestão Empresarial - O convênio capacitou cinco turmas desde 2014, preparando o público-alvo para noções teóricas e práticas sobre fundamentos do Sistema da Garantia da Qualidade e sua gestão via digital. A empresa também assessora voluntariamente a Aehda na estruturação e sistematização dos processos de qualidade, uma vez que a entidade é portadora da certificação ISO 9001, pelo Bureau Veritas Certification.

Yamaha - Sopro Novo Terceiro Setor - A Yamaha é parceira da Aehda desde 2012 e pelo seu método de musicalização Sopro Novo foram capacitados mais de 350 jovens. Esse módulo complementa as atividades aplicadas de socialização, trabalho em equipe, autoestima, comportamento organizacional, cultura, cidadania, empregabilidade e solidariedade.

Fundação Banco do Brasil -
Por meio do programa de Voluntariado, a FBB propiciou melhoria tecnológica no Centro Ambiental Sérgio Ieda - Aehda, com aquisição de implementos agrícolas. O resultado foi a melhoria das condições locais de infraestrutura, redução de gastos com água e energia elétrica e maior produtividade no plantio de hortas e mudas nativas, que servem à população local, inclusive às famílias dos jovens que participam dos projetos socioambientais na sede.

IBM - Por meio de seu programa de voluntariado, já destinou recursos para melhoria de hardwares e sistemas da Aehda, lembrando que a entidade se utiliza de computadores individuais para cada jovem, nos seus laboratórios, chegando perto de 120 equipamentos conectados em rede. Neste ano, facultou o módulo de Respeito à Diversidade por meio da Iniciativa Voluntária Global "Teaching Respect”, que surgiu após estudos indicarem que jovens que lidam com altos níveis de assédio e bullying têm uma performance educacional inferior.

Instituto Cooperforte - Com seus programa de apoio a entidades do Terceiro Setor, o Instituto Cooperforte permitiu capacitar, neste ano, mais 20 jovens em  Design Gráfico, cujas oficinas disponibilizam técnicas de criação, editoração, publicação e desenvolvimento de atividades com aplicativos de design eletrônico, como Corel Draw, Photoshop e, ainda, incluindo noções em fotografia profissional.

Sicoob Unimais - Inicia, neste semestre, a segunda turma do Projeto Ganho Nosso, visando ministrar noções teóricas e práticas sobre a importância do empreendedorismo, da educação financeira e do cooperativismo.

Instituto Elektro - Desde 2004, a concessionária de energia elétrica Elektro S/A apoia a Aehda nos seus programas socioecológicos por meio dos projetos Meninos Ecológicos e Cuida Colmeia, atuando ativamente pela conscientização e formação de jovens ambientalistas, propiciando ao mesmo tempo, oportunidades de recomposição de flora e fauna. Para saber mais sobre esses projetos, visite www.centroambientalaehda.org 

Cisco Networking Academy - A corporação mundial de TI auxilia a Aehda treinando seus educadores de Desenvolvimento Técnico e certificando jovens que passam pelo método presencial e de Educação à Distância, habilitando-os em Conceitos Básicos de Hardware e Software: Introdução à Tecnologia de Informação, Redes e Comunicações de Dados. A parceria iniciou em 2011.

Escola do Empreendedor Paulista - SERT SP -  Com metodologia fornecida pela Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo, a Aehda fornece conhecimento sistematizado sobre Empreendedorismo, formação de microempresa, pesquisa de oportunidades de créditos para novos negócios, inovação e educação financeira. A parceria para este projeto iniciou-se em 2015. Estagiários do Nível Superior também têm acesso a essa tecnologia em encontros presenciais na entidade.