24/02/2022

AEHDA retoma turmas de aprendizes na modalidade presencial


Os cursos de Aprendizes na AEHDA voltam de forma presencial a partir deste mês. O processo de transição iniciou em 14/2/22, com o ingresso da mais nova turma de aprendizes. A partir de 28/2/22, segunda-feira, os demais jovens de turmas anteriores retornam também a essa modalidade. Em 14/3/22, o ciclo se completa com o retorno das aulas da Capacitação Complementar. 

As salas foram revitalizadas, receberam novas tecnologias de informática e os espaços estão adequados com protocolos necessários para prevenção ao Novo Coronavírus, além de treinamento da equipe de técnicos da entidade e disposição de cartazes informativos nas dependências.

Os jovens são informados diariamente sobre o retorno presencial, os cuidados que devem tomar, a obrigatoriedade de máscaras, as regras de convivência, o incentivo à vacinação e outras questões enquanto ainda frequentam a qualificação teórica de forma remota (online).  

A AEHDA segue protocolos de saúde recomendados pelos órgãos sanitários e que são auditados pela R&R Engenharia, Segurança e Medicina do Trabalho.

Adaptação aos Desafios

O período de aulas remotas que, por orientação legal dos órgãos regulatórios permaneceu desde março de 2020 até agora, foi um desafio para todas as partes envolvidas, empresas, aprendizes, familiares, profissionais da AEHDA e auditores de Governo, com relevante destaque para os educadores sociais que se desdobraram para que a essência da formação dos jovens não perdesse suas características principais: acolhimento, criação de vínculos, formação continuada e autodesenvolvimento.
 
Compreendendo que o ensino presencial traz em si elementos insubstituíveis na formação dos indivíduos, embora reconheça a importância das novas tecnologias educacionais à distância, a AEHDA agradece a compreensão geral e apoio que teve nesses anos de aprendizado singular e continuará sintonizada com as melhores práticas, técnicas e tendências para oferecer o que está ao seu alcance para a profissionalização e inclusão dos adolescentes e jovens ao mundo do trabalho, como sendo seu maior compromisso histórico.
 
Observação - Aprendizes que farão uso do Auxílio Transporte deverão negociar junto às suas empresas contratantes tal necessidade (exceto empresas que têm com a AEHDA a modalidade de Contratação Indireta, cujo setor administrativo cuidará desse rol de necessidades dos optantes, comunicando sempre à empresa sobre a demanda).