02/06/2017

Araras realiza a X Conferência Municipal de Assistência Social

Encontros municipais ocorrem em junho
e julho, enquanto a Conferência Nacional
acontece em dezembro
O Conselho Municipal de Assistência Social de Araras- CMAS e a Secretaria Municipal de Ação e Inclusão Social convidam os cidadãos e cidadãs de Araras para a X CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. Com o tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”, trata-se de um espaço de debates onde são discutidas as Políticas Públicas Vigentes e sugeridas novas propostas envolvendo o público usuário do Sistema Único de Assistência Social. A presença de usuários, trabalhadores do SUAS e sociedade civil é primordial para que as melhores propostas ganhem consistência, sejam defendidas em fórum estadual e, posteriormente, federal, para que sejam construídas ações para minimizar os efeitos da desigualdade social e diretrizes mais democráticas para a ação social em todo o País. No nível federal, a Conferência ocorrerá em Dezembro.

ACOMPANHE

1º Encontro Preparatório: 06/06/2017, das 14 às 17h00
Eixo 1: A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais

2º Encontro Preparatório: 13/06/2017, das 14 às 17h00
EIXO 2: Gestão Democrática e Controle Social: o lugar da sociedade civil no SUAS

3º Encontro Preparatório: dia 20/06/2017, das 14 às 17h00
EIXO 3: Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais

4º Encontro Preparatório: dia 22/06/2017, das 14 às 17h00.
EIXO 4: A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

CONFERÊNCIA MUNICIPAL

1º encontro - 06/07/2017 - das 19 às 22h00
2º encontro - 07/07/2017 - das 8 às 13h00

Local: Anfiteatro FHO - UNIARARAS
Av.. Dr. Maximiliano Baruto, 500 - Jardim Universitário, Araras, SP

Conferências – Desde 1995, as conferências fortalecem a democracia e ampliam a participação de todos os setores na consolidação da política de assistência social. Para a secretária nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), Carminha Brant, a realização dos encontros em diferentes esferas enriquece o debate, uma vez que incorpora especificidades locais e regionais para o aprimoramento da gestão do Suas.

“As conferências servem também para reflexão e avaliação da política, além de gerar conteúdo para trabalhadores, usuários e gestores com base na missão, metas e objetivos da assistência social.”

Acesse aqui a resolução nº 23/2016 que estabelece as normas gerais para a realização das conferências de assistência social em âmbito nacional, estadual e do Distrito Federal.

Leia também o Informe nº 1 com recomendações para os municípios, estados e o Distrito Federal para garantir a acessibilidade nas conferências de assistência social.