27/03/2017

Nosso olhar transformador

Dados recentes sobre o Ensino Médio disponíveis no INEP* demonstram que o rendimento escolar da média de alunos é maior nas escolas privadas do que nas escolas públicas, dadas as questões ambientais das famílias (social, cultural e econômica), bem como pela diferença de recursos tecnológicos educacionais que são oferecidos em maior abundância nas escolas privadas. Esse é um dos fatores que causa o desequilíbrio nas oportunidades, quer no ingresso ao mundo do trabalho, como na continuidade acadêmica.

O Programa Homem do Amanhã da Aehda, desde que foi criado, procura combater essa distorção, preparando seus usuários tanto para o ingresso no mundo do trabalho, como para a continuidade escolar, com apoio das empresas e escolas da cidade, tendo no fortalecimento de vínculos, nas suas oficinas formativas e no Estágio Social, comprovados estímulos de inclusão.

A bolsa estágio social contribui para a criação de uma renda familiar mínima. Em muitos casos, ela passa a representar perto de 70% da renda familiar e o jovem tem de estar matriculado e buscando alto rendimento escolar para concorrer às vagas disponíveis.

De posse do estímulo financeiro decorrente da inserção no mercado de trabalho, o jovem melhora sua proficiência escolar, conquista crescimento pessoal, eleva sua autoestima e participa da sociedade com uma visão equilibrada de cidadão autônomo, portador de direitos e deveres.

Veja comparações:

* O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), cuja missão é promover estudos, pesquisas e avaliações sobre o Sistema Educacional Brasileiro com o objetivo de subsidiar a formulação e implementação de políticas públicas na área educacional a partir de parâmetros de qualidade e equidade, bem como produzir informações claras e confiáveis aos gestores, pesquisadores, educadores e público em geral.