Jovens aprendizes promovem gincana e Festa Julina na ACF envolvendo as crianças |
Um bom exemplo dessa iniciativa, segundo a educadora Social Elaine Reis, foram os relatos que os aprendizes fizeram àqueles que ainda não obtiveram estágios. "Os jovens acabaram dialogando sobre suas experiências profissionais, comportamentos desejados em entrevistas de seleção, a importância do bom relacionamento nos ambientes de aprendizado, dentre outras questões". A enfase dada ao trabalho em equipe mereceu uma dinâmica de grupo bastante interativa entre eles.
![]() |
Aprendizes dialogam com jovens que ainda não foram encaminhados ao mundo do trabalho pela Lei do Estágio Social. |
![]() |
Mutirão de jovens voluntários para apoiar ONG que atua com moradores de rua. Alimentos, agasalhos e itens de higiene foram doados. |
Nas atividades voltadas a socioaprendizagem ou no estágio social, além das atividades normais formativas, a Aehda vem priorizando o desenvolvimento daquelas que tornem o jovem mais integrado à sociedade, com maior capacidade crítica de cidadania e de engamento social, além da autonomia, espírito empreendedor e voluntário para fazer frente aos contrastes que impeçam seu pleno desenvolvimento. Renda familiar precária, baixo estímulo educacional e pouca oferta de oportunidades de primeiro emprego estão entre os principais obstáculos.
Dicas sobre Socioaprendizagem
Também em agosto, os jovens da Aehda foram alvo de uma palestra voluntária bastante entusiasmada por parte de Orlando Martins Ferreira Júnior, gerente da Agência dos Correios de Araras. Na ocasião, ele demonstrou aos jovens como é o ingresso no Programa de Aprendiz dos Correios e quais são os valores e atitudes que se esperam dos jovens mesmo quando nas primeiras funções de aprendizado.
![]() |
Presidente da Aehda abre o evento que contou com apoio voluntário de Orlando Martins, do Correios. |
Empreendedorismo - uma possibilidade de futuro
![]() |
Encontros promovem saberes sobre empreendedorismo. O empresário Sebastião dialoga sobre suas visões e experiência. |