09/10/2014

Aehda promove palestras sobre Plano Diretor para estagiários

A Aehda, que sempre esteve presente nas decisões de cidadania de Araras, organiza, a partir da semana que vem, um mini seminário cujo público são os jovens estagiários da entidade, entre 16 a 18 anos de idade.
O primeiro encontro será em 16/10,  às 15h00, no auditório "Helinho", na sede principal, e tem como convidado o especialista Benedito Aparecido Bordini. Atual Secretário de Planejamento de Conchal, Bordini desenvolverá o tema de forma didática para quem tem o primeiro contato com a questão, abordando os conceitos, a importância dessa estratégia para a cidade e também as informações de como foram concebidos modelos anteriores e como estão suas práticas em Araras. O segundo encontro, com o mesmo expositor, acontece em 18/10, às 9h30, no mesmo local.


Enquanto a agenda do Plano Diretor avança na cidade, também estão previstas outras datas quando serão convidados especialistas da Prefeitura Municipal de Araras para explicarem quais as mudanças previstas no atual, como ocorre a participação popular nas decisões e também sobre o aplicativo Android para Tablet e Smartphones, que facilitará a interação do cidadão com as questões principais.
Ao disseminar o tema entre seus jovens, a Aehda pretende ampliar a experiência de cidadania e de cuidado para o futuro da cidade que todos idealizam e querem habitar.

Plano Diretor inicia segunda etapa

A segunda etapa de revisão do Plano Diretor terá início nesta terça-feira (14), com a realização das oficinas regionais abertas à população de Araras. Nelas, os munícipes poderão discutir propostas e apresentar sugestões para alterações no documento. Ao todo, serão 11 reuniões regionais, que acontecem de 14 a 30 de outubro.

As reuniões serão coordenadas pela Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade e pela Oliver Arquitetura, empresa responsável pela elaboração da revisão do Plano Diretor.
Serão realizados encontros nas regiões Central (região 1), Norte (região 2), Oeste (região 3), Sudoeste (região 7), Sul (região 4), Nordeste (região 5), Sudeste (região 6), Leste 1 (região 8), Leste 2 (região 9), Assentamento (região 10) e Rural (região 11).

A terceira etapa do processo será ainda mais participativa e contará com fóruns e palestras para discussão dos dados coletados durante as oficinas, além de elaboração de documentos, mapas e demais elementos técnicos que irão compor o Plano Diretor revisado. A quarta e última fase trata da elaboração do texto do projeto de lei que envolve a revisão e a apresentação final da proposta em fórum aberto à população.

O cronograma completo com as datas e locais das reuniões está disponível também no site do Município de Araras - www.araras.sp.gov.br

A primeira etapa da revisão do Plano Diretor aconteceu no mês de agosto e contou com fórum no Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”, que explicou como será realizado o processo.
Durante o fórum, houve também apresentação da empresa Oliver Arquitetura, contratada pela Prefeitura para elaborar o novo Plano Diretor de Araras, previsto para ser finalizado em nove meses. Os trabalhos começaram em maio e o contrato tem duração de 1 ano.

O que é o Plano Diretor?

O Plano Diretor é uma das principais leis municipais que organiza o crescimento e o desenvolvimento do município, reflete os anseios da comunidade e indica os caminhos para uma cidade melhor. É ela que garante a todos os cidadãos um lugar adequado para morar, trabalhar e viver com dignidade, proporcionando acesso à habitação, saneamento, transporte, mobilidade e aos serviços de atendimento público.

A finalidade do Plano Diretor é orientar a atuação do Poder Público e da iniciativa privada na construção dos espaços urbano e rural, e na oferta dos serviços públicos essenciais, visando assegurar melhores condições de vida à população e o correto desenvolvimento do município.

Elaborado por iniciativa do Poder Executivo, ele é discutido com a comunidade para ser transformado em lei pela Câmara Municipal. Segundo o Estatuto das Cidades, o Plano Diretor é obrigatório para municípios com mais de 20 mil habitantes.

Com informações Aehda Secom - PMA Araras